Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Conheça as principais indicações e benefícios dos implantes dentários

Conheça as principais indicações e benefícios dos implantes dentários

Antigamente, os pacientes que, por algum motivo, precisavam extrair seus dentes tinham opções limitadas para a reabilitação. Hoje, com os avanços na odontologia, os implantes podem trazer qualidade de vida, estética e conforto.

Confira a seguir por que os implantes dentários são tão procurados pelos pacientes.

Introduzidos na odontologia na década de 1960, os implantes dentários são estruturas de titânio que se parecem com parafusos e oferecem suporte a próteses, substituindo as raízes dos dentes naturais.

Assim, a instalação de implantes dentários é indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes e que desejam restabelecer não apenas a harmonia do sorriso, mas também a sua mastigação.

A grande revolução que os implantes trouxeram para os tratamentos reabilitadores foi a sua capacidade de promover a osseointegração, ou seja, a união entre a superfície do implante com o osso, que estabelece uma espécie de ancoragem estável, servindo de suporte para as forças da mastigação.

O processo de osseointegração leva em média de três a quatro meses, dependendo da região a receber o implante. Após esse período é feito um pequeno procedimento para a remoção da gengiva que recobre o implante, tornando-o acessível para a moldagem da futura prótese.

As próteses que substituem múltiplos dentes perdidos podem ser do tipo protocolo ou overdenture. A prótese protocolo, feita em resina ou porcelana, é fixada sobre quatro a oito implantes em média, substituindo na totalidade uma arcada (inferior ou superior) e conferindo boa estética ao sorriso. Por ser parafusada, só pode ser removida com o auxílio de um cirurgião-dentista.

A prótese overdenture, por sua vez, é removível. Pode ser retirada pelo próprio paciente para higienização. Embora seja semelhante a uma dentadura, a prótese overdenture se encaixa a uma barra que conecta os implantes a ela. Isso confere maior estabilidade e segurança ao sorrir.

Se você usa uma prótese e tem vontade de fazer um tratamento com implante, saiba que esse tratamento está cada vez mais acessível e que as taxas de sucesso, quando há um bom planejamento, são muito altas.

Fontes:

FLORENTINO FILHO, Antônio Tadeu Correia; ATAÍDE, Wellington da Silva; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. O implante dentário como uma alternativa para pacientes periodontais: uma revisão de literatura. Rev. Ciênc. Saúde v.14, n. 1, p. 53-59, jan-jun, 2012.

TABUSE, Henrique Eiji; CORRÊA, Cássia Bellotto; VAZ, Luís Geraldo. Comportamento biomecânico do sistema prótese/implante em região anterior de maxila: análise pelo método de ciclagem mecânica. Rev Odontol UNESP. 2014 Jan-Feb; 43(1): 46-51

https://www.colgate.com.br/oral-health/cosmetic-dentistry/implants/what-are-dental-implants

Mande mensagem pelo WhatsApp