Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Cuidar do sorriso é cuidar da saúde

Cuidar do sorriso é cuidar da saúde

Mulher colocando pasta de dente na escova

Durante muito tempo se pensou que a boca estava isolada do corpo, mas, com o avanço na ciência, descobriu-se que a condição bucal pode impactar diretamente a nossa saúde.

A boca é colonizada por bactérias. Algumas delas são boas (e necessárias), já outras podem causar doenças como, por exemplo, a cárie, a gengivite e a periodontite. Por isso é necessário sempre fazer a higienização oral. Quando escovamos os dentes, além da remoção de restos alimentares, também é removida a placa bacteriana, o que mantém a saúde da boca em dia.

Entretanto, o acúmulo de bactérias pode causar inflamações que impactam negativamente o restante do corpo, isso porque a boca tem uma rica rede de vasos sanguíneos. Quando a gengiva é atacada pela ação das bactérias nocivas e inflama, esses vasos se tornam mais frágeis e se rompem com mais facilidade. Por isso, quando ficamos um longo período sem passar o fio dental e voltamos a usá-lo é comum percebemos sangramento, que passa depois do seu uso contínuo. Uma vez na corrente sanguínea, as bactérias podem se instalar em órgãos, como o coração, além de elevar as taxas de marcadores de inflamação.

Estudos científicos mostram que a falta de higienização bucal aumenta o risco de sofrer ataques do coração, de desenvolver câncer no esôfago, dificulta o controle da glicemia em diabéticos, entre outros problemas. Assim, cuidar do sorriso é cuidar da sua saúde como um todo. Além da higienização bucal adequada em casa, diariamente, as visitas periódicas ao dentista são importantes para a detecção de problemas ainda em seu início, o que torna o tratamento mais confortável e menos oneroso.

Mande mensagem pelo WhatsApp