Sorriseria – Clínicas Odontológicas | O que causa o herpes labial? Saiba quais são as causas e como se prevenir

O que causa o herpes labial? Saiba quais são as causas e como se prevenir

Herpes labial é uma infecção viral e contagiosa. A doença é caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas doloridas em geral na região ao redor do lábio. Não tem cura, porém, é possível evitar a sua manifestação.

Leia o blog até o fim e descubra como evitar as lesões.

Uma vez que o paciente tem contato com o vírus do herpes, ele se instala em terminações nervosas do seu organismo. Durante a maior parte do tempo fica adormecido, mas, em alguns momentos, pode manifestar-se, causando crises em seu hospedeiro, com o aparecimento de pequenas lesões bolhosas doloridas. Cerca de nove em cada dez pessoas possuem o vírus alojado no organismo. Essa alta prevalência na população se deve à facilidade de seu contágio, que pode ocorrer por gotículas de saliva, beijo e objetos contaminados disseminados por pessoas que têm a lesão. Não é à toa que a maioria dos contágios acontecem na infância, porém, apenas de 10% a 15% das pessoas podem manifestam os seus sintomas.

A manifestação do vírus pode acontecer por diversos motivos, entre eles a exposição ao sol. Raios ultravioleta fragilizam as defesas do organismo, o que pode ativar o vírus do herpes 1 (HSV-1), o tipo comum na população brasileira. Assim, além do uso de protetor solar no rosto e protetor labial, principalmente no verão, quando a incidência dos raios é mais intensa também é necessário cuidar da alimentação e da hidratação para manter a imunidade fortalecida.

A arginina, presente em nozes e amêndoas, também é um estimulador do vírus. Assim, as pessoas susceptíveis a ter crises recorrentes devem evitar esses alimentos. Cuidado: a arginina faz parte de suplementos para ganho de massa muscular e nos casos de pessoas susceptíveis às lesões deve ser evitada.

Mas, além da alimentação e da exposição aos raios solares, outra forma que leva o vírus do herpes despertar é o estresse. Noites mal dormidas, estresse crônico e tensão podem enfraquecer o sistema de defesa do nosso corpo, o que abre uma oportunidade para o vírus agir. Uma vida equilibrada, com exercícios, uma alimentação rica em verduras e legumes pode trazer bem-estar e mais saúde.

Caso tenha mais dúvidas, conte com a Sorriseria. Além das orientações sobre saúde bucal, a nossa equipe está pronta para cuidar de você para que aproveite os melhores momentos da vida com um belo sorriso. Para agendar uma avaliação, clique aqui.

Mande mensagem pelo WhatsApp