Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas e formas de tratamento.

Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas e formas de tratamento.

Em vez de despertar desejo e prazer, um sorvete gelado ou aquele café bem quentinho causam aflição e repulsa para muitas pessoas. Não estamos falando de preferências alimentares ou de alergias. Trata-se da sensibilidade dentária, um problema que afeta quatro em cada dez pessoas e se manifesta especialmente entre os 20 e os 50 anos.

A sensibilidade pode acontecer devido a dois fatores diferentes: a erosão do esmalte dentário ou quando há retração da gengiva.

O esmalte dentário é uma estrutura mais superficial do dente, conferindo brilho e certa “impermeabilização” de sua superfície. Ele protege a dentina, uma estrutura extremamente permeável e sensível devido às inúmeras terminações nervosas na região. Com o desgaste desse esmalte, também chamado de erosão, há exposição de dentina que, em contato com altas ou baixas temperaturas, dispara sinais dolorosos ao corpo.

A gengiva, em caso de traumas por bactérias ou por uma escovação muito brusca, pode inflamar e retrair. Por consequência, fica exposta a raiz dental, que é composta de dentina, então, o corpo passa a responder com a dor ao ingerir alimentos em extremos de temperatura.

Como evitar esse problema?

1 – Cuidado com alimentos ácidos

O esmalte dentário é formado por prismas que são facilmente corroídos por alimentos/líquidos ácidos, como, por exemplo, frutas cítricas e refrigerantes. Por isso é preciso evitar o consumo em excesso de alimentos que baixam o pH, ou seja, aumentam a acidez.

2 – Cuide da higiene bucal

Manter boa higiene oral é fundamental para evitar inflamações gengivais, que podem promover a retração gengival e, por consequência, a exposição da dentina. Faça a correta higienização bucal, inclusive se lembrando de escovar a língua.

3 – Cuidado com a força durante a escovação

Na hora de escovar os dentes é preciso evitar uma mão pesada. Muita força na escovação pode gerar trauma na gengiva, o que pode causar a sua retração. Prefira escovas com cerdas mais macias, pois as cerdas duras também podem geram traumas.

4 – Faça visitas regulares ao dentista Fraturas nos dentes, nas restaurações, trincas ou cáries podem expor a dentina e provocar dor ao estimulo mecânico ou térmico.

Fonte:

https://saude.abril.com.br/bem-estar/sensibilidade-dentaria-conheca-as-causas-e-as-formas-de-tratamento/

Mande mensagem pelo WhatsApp