Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Você tem aftas com frequência?

Você tem aftas com frequência?

As aftas são pequenas lesões associadas a algum tipo de trauma mecânico, térmico ou químico que acometem cerca de 20% da população. Embora sua origem seja pouco conhecida, elas são recorrentes e podem se manifestar por meio de deficiências nutricionais, estresse, alimentos específicos ou baixa imunidade, gerando uma sensação de desconforto aguda.

Essas dolorosas lesões são comuns na mucosa bucal. Apresentam bordas avermelhadas e regulares, formato oval e porção necrótica amarelo-esbranquiçada em seu interior. Não raro, podemos encontrá-las na língua e na parte interna de bochechas e lábios, cicatrizando até 14 dias após o seu surgimento.

Facilmente identificadas, diagnosticadas e tratadas no consultório odontológico, as aftas podem sugerir um desequilíbrio no funcionamento do organismo, por isso é fundamental que um cirurgião-dentista seja consultado a fim de investigar as causas da ferida e restabelecer o conforto do paciente em atividades cotidianas, como falar, comer e beber.
Estudos recentes têm demonstrado que deficiências de ferro, ácido fólico e vitamina B12 podem estar por trás dessa condição tão incômoda. O ferro apresenta propriedades que regulam o organismo. Muita gente não sabe, mas o ácido fólico auxilia na manutenção do funcionamento do corpo e a vitamina B12 é essencial para o crescimento das células. Sendo assim, o paciente deve ser encaminhado a um especialista.

Publicados na revista Journal of Oral Pathology and Medicine e na Contemporary Clinical Dentistry, novos estudos avaliaram a influência da ansiedade, do estresse psicológico e da depressão sobre as aftas. Como não poderia ser diferente, a análise dos níveis de cortisol, hormônio do estresse, na saliva de indivíduos que apresentavam tais perfis demonstrou que pessoas estressadas eram mais propensas a desenvolver lesões na mucosa bucal, principalmente associadas a problemas gastrointestinais.
Além disso, as aftas também podem surgir como resultado do mau posicionamento dos dentes ou ainda do uso de aparelho ortodôntico e de próteses dentárias mal-adaptadas.

Todos nós estamos suscetíveis a lesões bucais, mas prevenir é sempre a melhor alternativa. Se você tem aftas com frequência, entre em contato conosco.  

Fonte:

http://www.ortociencia.com.br/Materia/Index/133441

https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/mouth-sores-and-infections/can-stress-and-other-risk-factors-lead-to-cankor-sores

GIACOMINI, Alexandre et al. Perfil hematológico e níveis de vitamina B12, ferro e ácido fólico de pacientes com ulceração aftosa recorrente. RFO UPF v. 15, nº 1, Passo Fundo, ene./abr. 2010

Mande mensagem pelo WhatsApp