O uso de aparelhos em adultos é cheia de mitos. Pouco é falado dos benefícios do tratamento e como ele melhora a autoestima, acrescentando qualidade de vida. Muitos adultos, incluindo aqueles da melhor idade, não sabem que podem ficar mais jovens por conta de um sorriso, podem voltar a comer sem medo, sentir o sabor dos alimentos, melhorar a fala, respirar com mais facilidade e também podem reduzir dores de cabeça, pescoço e até mesmo coluna.
Mitos:
1. Há limite de idade para uso do aparelho odontológico?
MITO.
O movimento dos dentes realizados pelo aparelho está relacionado à saúde óssea e não a idade do paciente. Portanto, com uma boa saúde e o acompanhamento de profissionais qualificados, até pessoas na melhor idade podem utilizar aparelhos.
2. A única opção de aparelho é o metálico?
MITO.
Atualmente existem várias opções no mercado que são mais discretas, como os aparelhos com bráquetes de porcelana e os alinhadores transparentes ou “invisíveis”.
3. Tratamento em adulto demora mais?
MITO!
A razão deste mito ser tão popular é o fato dos ossos de um adulto já estarem formados e por isso terem uma movimentação naturalmente mais lenta. Porém com o correto planejamento por parte do profissional e o uso de técnicas modernas como os aparelhos autoligados e os alinhadores, podemos ter resultados tão rápidos como no caso dos adolescentes .
4. Os maiores usuários de aparelhos são as crianças.
MITO!
Atualmente, os maiores usuários de aparelhos odontológicos são adultos. Há estatísticas que 85% dos pacientes para esse tratamento são adultos. Os adultos são mais colaboradores e fazem por livre e espontânea vontade, não há a obrigação dos pais e são mais conscientes sobre a higienização, alimentação e principalmente o tempo de tratamento.
5. Usou aparelho uma vez quando criança, não usa mais quando adulto?
MITO!
É perfeitamente possível que pessoas que utilizaram aparelhos na infância também precisem usar quando adultos. Com o tempo, a arcada dentária cresce e os dentes permanentes sofrem alterações de posição, além da possibilidade de ocorrerem imprevistos como a perda de um ou mais dentes, seja por acidente ou qualquer outro motivo. Esses fatores podem requerer o emprego de tratamentos ortodônticos em qualquer idade.
6. Era melhor ter usado quando era criança!
MITO!
O tratamento na infância é recomendado para tratamento ortopédico, ou seja, é recomendado em crianças quando o objetivo é estimular ou redirecionar o crescimento dos ossos da face.
Quando o tratamento é ortodôntico, ou seja, quando o tratamento é para reposicionar os dentes para que fiquem alinhados e tenham uma mordida perfeita, ele pode ser feito em qualquer idade.
7. Quem tem implante não pode usar aparelho!
MITO!
Ter implante não invalida o uso de aparelho. Porém, ele não fará a movimentação no dente implantado. O ideal é usar o aparelho odontológico antes do implante, mas em alguns casos isso não é possível e podemos empregar aparelhos após a instalação do implante.
