Blog

Conheça as principais indicações e benefícios dos implantes dentários

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Antigamente, os pacientes que, por algum motivo, precisavam extrair seus dentes tinham opções limitadas para a reabilitação. Hoje, com os avanços na odontologia, os implantes podem trazer qualidade de vida, estética e conforto.

Confira a seguir por que os implantes dentários são tão procurados pelos pacientes.

Introduzidos na odontologia na década de 1960, os implantes dentários são estruturas de titânio que se parecem com parafusos e oferecem suporte a próteses, substituindo as raízes dos dentes naturais.

Assim, a instalação de implantes dentários é indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes e que desejam restabelecer não apenas a harmonia do sorriso, mas também a sua mastigação.

A grande revolução que os implantes trouxeram para os tratamentos reabilitadores foi a sua capacidade de promover a osseointegração, ou seja, a união entre a superfície do implante com o osso, que estabelece uma espécie de ancoragem estável, servindo de suporte para as forças da mastigação.

O processo de osseointegração leva em média de três a quatro meses, dependendo da região a receber o implante. Após esse período é feito um pequeno procedimento para a remoção da gengiva que recobre o implante, tornando-o acessível para a moldagem da futura prótese.

As próteses que substituem múltiplos dentes perdidos podem ser do tipo protocolo ou overdenture. A prótese protocolo, feita em resina ou porcelana, é fixada sobre quatro a oito implantes em média, substituindo na totalidade uma arcada (inferior ou superior) e conferindo boa estética ao sorriso. Por ser parafusada, só pode ser removida com o auxílio de um cirurgião-dentista.

A prótese overdenture, por sua vez, é removível. Pode ser retirada pelo próprio paciente para higienização. Embora seja semelhante a uma dentadura, a prótese overdenture se encaixa a uma barra que conecta os implantes a ela. Isso confere maior estabilidade e segurança ao sorrir.

Se você usa uma prótese e tem vontade de fazer um tratamento com implante, saiba que esse tratamento está cada vez mais acessível e que as taxas de sucesso, quando há um bom planejamento, são muito altas.

Fontes:

FLORENTINO FILHO, Antônio Tadeu Correia; ATAÍDE, Wellington da Silva; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. O implante dentário como uma alternativa para pacientes periodontais: uma revisão de literatura. Rev. Ciênc. Saúde v.14, n. 1, p. 53-59, jan-jun, 2012.

TABUSE, Henrique Eiji; CORRÊA, Cássia Bellotto; VAZ, Luís Geraldo. Comportamento biomecânico do sistema prótese/implante em região anterior de maxila: análise pelo método de ciclagem mecânica. Rev Odontol UNESP. 2014 Jan-Feb; 43(1): 46-51

https://www.colgate.com.br/oral-health/cosmetic-dentistry/implants/what-are-dental-implants