Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Escovas de dentes: ultramacias ou regulares?

Escovas de dentes: ultramacias ou regulares?

Escova dental ultramacia

Segundo o Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), as escovas de dentes mais procuradas são as “ultramacias”, mesmo estas possuindo custo maior do que o dobro de uma escova tradicional. Essas escovas são formadas por cerdas mais delicadas e numerosas do que as versões convencionais, o que estabelece um contato com os dentes e a gengiva mais suave. Em relação à eficiência na higienização, as versões macias e ultramacias são as mais recomendadas pelos cirurgiões-dentistas, visto que grande parte da população possui o hábito de movimentações bruscas na hora de escovar os dentes, então, a delicadeza das cerdas pode impedir que a gengiva sofra lesões. Uma escovação muito rigorosa pode até causar retração gengival, expondo a raiz do dente, deixando-o hipersensível.

Cerdas regulares

Um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Seema sugeriu que as cerdas um pouco mais duras, ou regulares, podem remover mais placa bacteriana do que as escovas ultramacias. Entretanto, outros estudos não chegaram à mesma conclusão ou foram inconclusivos.

Mas, afinal, qual escolher?

De acordo com os estudos citados, a melhor recomendação é o cirurgião-dentista se familiarizar com os diversos tipos e modelos para que ele seja capaz de indicar o melhor para cada caso de seus diversos pacientes, respeitando as particularidades, dependendo principalmente da condição gengival, da quantidade de manchas nos dentes e do creme dental associado.

Fonte:

https://saude.abril.com.br/bem-estar/escovas-de-dente-ultramacias-sao-bom-investimento/