Sorriseria – Clínicas Odontológicas | Gengivite: devo me preocupar se a minha gengiva sangrar?

Gengivite: devo me preocupar se a minha gengiva sangrar?

A gengivite é uma inflamação comum da gengiva causada pela formação de placa bacteriana na superfície dos dentes e no sulco gengival (espaço ao redor do dente). Quando os cuidados com a higiene da boca são negligenciados, a doença pode evoluir para um quadro mais grave, comprometendo a sustentação dos dentes. Assim, bactérias passam a intensificar a inflamação, garantindo condições favoráveis para a retração da gengiva, isto é, diminuição da área que recobre os dentes e reabsorção do osso. Esse processo, que pode resultar no amolecimento e na perda de dentes, é chamado de periodontite.

As bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, comprometendo o funcionamento do coração, causando uma doença conhecida como endocardite bacteriana.

Embora a higiene bucal deficiente seja a causa mais comum de gengivite, fatores como falta de alinhamento dos dentes, tártaro e cáries podem agravar o acúmulo de placa bacteriana. 

Estudos recentes afirmam que alterações hormonais – como na gravidez e na menopausa – também são responsáveis por desencadear gengivite por alterarem a resposta imunológica do organismo, exigindo cuidados redobrados e idas regulares ao dentista.

Quando as bactérias causadoras de periodontite se instalam, o mau hálito se torna persistente, assim como a alteração do paladar.

Você deve estar se perguntando: como evitar a progressão dessa doença? Escovar os dentes de forma adequada, usar o fio dental, evitar o tabaco e ter o acompanhamento de um profissional são condições fundamentais para a manutenção da sua saúde bucal.

Caso você tenha uma gengiva que sangra, seja fumante ou possua dentes que apresentam mobilidade, o cuidado deve ser imediato.

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gengivite-e-periodontite/