Os implantes podem ser uma opção para pacientes que perderam um dente só, vários dentes ou até quando houver a perda total da arcada. Eles são posicionados no osso, com a função de substituir as raízes dos dentes que foram perdidos.
A recuperação é rápida, porém a osseointegração de um implante dentário pode ocorrer em até 3 a 4 meses, na média, variando de paciente a paciente, e, mesmo que seja um procedimento considerado rápido, em torno de 1 hora, ainda estamos falando de uma cirurgia que, assim como qualquer outra, também requer cuidados no pós-operatório.
Então, separamos 4 dicas para um pós-operatório mais tranquilo:
Repouso nas primeiras 48 horas
Férias curtas, mas sem curtição!
É importante repousar nas primeiras 48 horas, justamente para evitar esforços e, com isso, possíveis sangramentos, infecções e edemas no local.
Baixar a cabeça também não é recomendado, além disso, ao se deitar, é importante não deitar sobre o lado do rosto em que foi posto o implante e utilizar um travesseiro mais alto para a cabeça ficar reclinada.
Compressas geladas
O objetivo das compressas geladas é reduzir a dor e o inchaço do local. É possível usar um pano úmido com água fria, ou saco de gelo enrolado também no pano para não queimar a pele. Outra opção é bolsa de gel que é vendida em farmácias.
As compressas são feitas por dois dias consecutivos. Havendo dor ou sangramento que não seja interrompido, procure o especialista para que ele possa avaliar a sua situação.
Alimentação líquida e gelada
Chazinho para dormir, só se for gelado!
O foco da alimentação líquida é em não precisar de esforço na mastigação. Já o gelado tem o mesmo princípio das compressas. É importante esse cuidado na hora de se alimentar, pois a falta de cuidado pode atrapalhar a cicatrização.
Alimentação líquida e fria ou gelada segue pelos dois primeiros dias, depois já é possível voltar a alimentação mais pastosa e com a temperatura ambiente. Lembrando-se de não usar o lado onde foi feito o implante.
Bebidas ácidas e com gás, também estão fora do cardápio nesse momento.
Limpeza adequada
A limpeza nas primeiras 72 horas deve ser feita de forma bem suave, sem bochecho. Além disso, nas primeiras 72 horas não é recomendado realizar movimentos de sucção, como o uso de canudos. Evitar passar a escova no local operado também é importante.
Recomendações finais
O pós-operatório é um período que requer o máximo de atenção, pois ele é determinante para uma boa cicatrização e para evitar complicações.
Além das recomendações citadas, ainda é importante:
- Não fumar;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Não tomar sol;
- Evitar assoar o nariz;
- Evitar atividades físicas por 10 dias;
- Deixar para trás
- Contatar o dentista imediatamente caso haja alguma anormalidade como dor ou sangramento exagerado.
