Blog

Qual a diferença entre lentes de contato e facetas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os tratamentos estéticos do sorriso estão em alta. Se antes as pessoas iam ao dentista porque sofriam de alguma dor ou desconforto, hoje a realidade é outra. A demanda pelos tratamentos que melhoram a aparência do sorriso tem aumentado muito nos últimos anos.

Os avanços em termos de materiais e técnicas também são notáveis. Atualmente, por meio de materiais de última geração, a odontologia pode oferecer tratamentos com resultados cada vez mais naturais e duradouros. Entre os tratamentos mais procurados pelos pacientes estão as lentes de contato dentais e facetas. Mas, qual a diferença entre os dois tratamentos?

Tanto as lentes de contato quanto as facetas são próteses de cerâmica que são cimentadas na porção externa dos dentes, que aparece ao sorrir. A diferença entre elas está na espessura. As facetas possuem espessura de 0,7 a 2,0 milímetros. Já as lentes de contato têm de 0,6 a 0,2 milímetros. Por conta dessa diferença, as indicações de ambas são diferentes.

Enquanto as facetas possuem um poder de cobertura maior e podem ser indicadas para melhorar o aspecto de dentes escurecidos, dentes que possuem restaurações ou que necessitam de grandes transformações, as lentes de contato são indicadas quando buscamos a mudança de seu contorno, trazendo uma harmonia para o sorriso.

No caso das lentes de contato, por serem muito finas, elas transmitem a cor dos dentes naturais. Assim, se o desejo é mudar o sorriso e também ter dentes mais brancos, é possível fazer o clareamento antes da instalação das lentes.

Embora com pouca espessura, uma vez cimentadas sobre os dentes do paciente as facetas e lentes de contato se tornam resistentes aos esforços mastigatórios, trazendo segurança e conforto. O tratamento é, em geral, rápido e traz mudanças significativas na aparência do sorriso.