A resposta é: com certeza! Tanto a manutenção feita com o especialista quanto a higiene convencional, ou seja, a escovação do dia a dia, são necessárias para quem tem próteses dentárias.
A limpeza e a manutenção aumentam a durabilidade da prótese, além de evitarem problemas mais graves. Em alguns casos, a falta de higiene pode causar complicações nos dentes restantes e/ou na gengiva, e por consequência, a prótese.
Lembre-se de que também é importante ter uma rotina de consultas com o profissional especializado para acompanhamento do seu tratamento, tanto para quem tem prótese fixa quanto removível. Nessas ocasiões o profissional fará exames que ajudarão a detectar precocemente eventuais condições que podem comprometer a durabilidade do tratamento. Assim, como em muitos situações da vida, na saúde bucal prevenir é melhor do que remediar.
Na Sorriseria, recomendamos que estas consultas preventivas ocorram de 6 em 6 meses, empregando as mais modernas técnicas de diagnóstico como câmeras intraorais e exames de imagem, sempre com um especialista.
Tenho prótese fixa. Como proceder?
A prótese fixa deve ser higienizada com a mesma frequência dos dentes normais. No entanto, é bom tomar um cuidado extra:
- Use escovas adequadas, recomendadas pelo seu dentista;
- Faça movimentos suaves no momento da escovação;
- Use fio dental regularmente, de preferência o do tipo super floss, que desfia menos;
- Escove a língua e a gengiva;
- Use, opcionalmente, um enxaguante bucal também recomendado pelo dentista.
Tenho prótese móvel / removível. E agora?
Para quem tem a prótese móvel, além dos cuidados já citados para a prótese fixa, é importante se atentar a outros, como:
- Não dormir com as próteses de forma parcial nem total;
- Remover, lavar e escovar a prótese após cada refeição;
E se eu não fizer a manutenção?
É bastante comum o paciente pensar que não precisa mais voltar à clínica após a instalação da prótese, mas esse é um grande erro!
Então, se você não fizer a manutenção e uma limpeza correta, pode ter problemas nos dentes naturais restantes. Ou pior: você vai correr o risco de diminuir muito a durabilidade da prótese instalada.
As consultas periódicas são muito importantes, pois alguns problemas podem ser percebidos e resolvidos pelo especialista antes de gerar alguma complicação.
Além de verificar se há fraturas, desgastes e infiltrações, ainda é possível que o profissional tenha a certeza de que a prótese não está se soltando ou se movendo para uma posição incorreta.
Nessas consultas, o dentista também faz a limpeza profissional e pode dar dicas e informações ao paciente para uma higiene ainda mais eficaz. Então, não se esqueça e venha tomar um cafezinho com a gente a cada 6 meses!
